-
Arquitetos: alarciaferrer arquitectos
- Área: 450 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa que foi concebida com o objetivo de preservar as árvores existentes. Em um amplo terreno de geometria irregular, de quase 2500m², com uma frente estreita em direção à rua e uma floresta, a casa é implantada no fundo da mesma permitindo abrir seus espaços em direção à boa orientação e à floresta.
O programa é composto basicamente por 4 blocos. Assim, o bloco privativo com os quartos fica de um lado, e a área de lazer, do outro, ambos em dois pavimentos. Em direção ao centro, o bloco social com cozinha, sala de-estar e galeria, tem pé direito duplo, e o bloco de entrada tem altura simples.
A articulação das diferentes áreas da casa responde à premissa de abrir seus ambientes para o norte e preservar as árvores existentes, todas unificadas por um único telhado inclinado.
A lógica do sistema construtivo torna possível tomar todas as decisões de projeto juntas e coerentes. As paredes são feitas de concreto armado e a estrutura do telhado e suportes específicos são de madeira. A decomposição das colunas, juntamente com as diagonais, diminui sua espessura e deixa a marcenaria em sua separação. Além disso, o intercolumnium faz uma pequena reminiscência para a floresta, mas neste caso, a partir da lógica da construção.